Blog

Sobre apoiar e ser apoiado

Nestes dias tão turbulentos, será que estamos sabendo apoiar? E ser apoiados? Eu, Paula Galletti, autora deste artigo, estou pessoalmente vivendo uma semana especial, e refletindo sobre tudo isso.

Talvez pareça algo muito simples, mas a realização e o aprendizado de publicar meu primeiro e-book (Caça aos Ovos e Outras Brincadeiras, na Hotmart), em meio a tantas demandas do dia a dia, tem um gostinho especial de vitória.

Já que, mesmo com várias situações inesperadas no caminho, como uma Influenza que pegou metade da família, eu consegui manter meu cronograma e entregar o material que eu tinha me proposto a fazer. Daí eu olho para a caminhada (neste pequeno trechinho que foi o e-book e também na estrada inteira que é a vida), e vejo como eu fui abençoada por tanto apoio. E fiquei me perguntando: será que eu também estou sabendo apoiar?

Cheguei a me emocionar esta semana com a minha amiga Glauce, neuropsicopedagoga e bibliotecária das boas, mulher ocupada que só. Eu mandei para ela uma mensagem, “olha, está pronto o ebook que estou montando”. Sabe o que eu recebi de volta como resposta? Uma ficha catalográfica do meu livro!

Elaborada por uma bibliotecária registrada no Conselho, tudo mais perfeitamente do que deve ser. Acompanhando também de perto esta jornada, meus amigos Evel e Cristiano, lá do Mato Grosso revisando tudo comigo, me ajudando a elevar o nível do material. Mesmo vivendo ao mesmo tempo os últimos dias do seu amado cãozinho Tony. Acho que não tem um dia que eu não receba uma ideia de brincadeira, a indicação de um brinquedo novo, de amigos de todas as partes, para alimentar o meu repertório pela Zelo de Zebra.

E fiquei pensando, como agradecer e retribuir não só às pessoas, mas a esta energia que nos joga pra frente? Como estamos aqui no contexto do empreendedorismo, pensei em ações práticas que podemos tomar para apoiar os empresários e empreendedores que amamos em seus negócios.

Compre deles: Seja um cliente fiel do negócio! Priorize comprar os produtos ou usar os serviços que o empreendedor local oferece. Sempre podemos nos perguntar: por que comprar dos grandes comércios online, muitas vezes do outro lado do mundo, se posso ter o produto mais rápido e até de melhor qualidade com as pessoas do meu bairro, cidade, país…? Alguém pode argumentar sobre preço, mas a realidade é que no final do frete, o tempo necessário, o risco de extraviar, não compensam esta “economia”. Nem vamos falar de como toda esta logística afeta o meio ambiente. E quantas experiências de produtos totalmente diferentes da foto sabemos que os clientes têm com aquela gigante com “S”? Se for o seu caso, você vai resolver com quem? Um assistente virtual em outra língua? Melhor investir em quem é empresário, e dos bons, em nosso país.

Indique para amigos e familiares: Ajude a divulgar o negócio compartilhando informações sobre ele com sua rede de contatos.

Promova nas redes sociais: Curta, compartilhe e comente sobre o negócio nas redes sociais para aumentar sua visibilidade. Ficou bonita com o óculos novo? Se fotografe, publique nas redes sociais e marque a empresa, todos ficarão satisfeitos.

Deixe avaliações positivas: Se você teve uma boa experiência com o negócio, deixe uma avaliação positiva em plataformas online relevantes, como Google Maps, Yelp, ou páginas de Facebook.

Ofereça feedback construtivo: Se você tiver sugestões para melhorias, compartilhe-as de forma construtiva com o empreendedor. Isso pode ajudá-lo a aprimorar seu produto ou serviço.

Participe de eventos locais: Prestigie eventos promovidos pelos empreendedores, como feiras, workshops ou lançamentos de produtos.

Ajude na divulgação offline: Distribua panfletos ou cartões de visita do negócio em locais estratégicos da sua comunidade. Pode ser no prédio que você mora, na escola que você frequenta, etc.

Faça parcerias: Busque oportunidades de parceria onde você possa colaborar com o empreendedor, seja compartilhando recursos, co-organizando eventos ou oferecendo promoções conjuntas. Para lançar o meu e-book, fui buscar parceria com uma empreendedora que eu adoro, a Ju Ribeiro, alinhamos os nossos interesses, e dividimos o tráfego pago para divulgação do material. Todos só têm a ganhar!

Dê feedback boca a boca: Recomende o negócio para amigos, familiares e colegas sempre que surgir a oportunidade, destacando seus pontos fortes e diferenciais.

Ouça o “cpf” atrás do “CNPJ”: Ofereça-se para ouvir e conversar com o empreendedor naqueles dias especialmente ruins, que todos temos. Às vezes, a pessoa está se sentindo tão sozinha no processo que você parar um pouco, dar bons conselhos, estimular com ideias e palavras de apoio pode fazer toda a diferença.

Tá bom, isso é apoiar. Mas estamos sabendo ser apoiados?

Muitas vezes nos fechamos para o apoio que vem de fora, mas na verdade é esta troca de saber dar e saber receber que energiza a nossa alma. Deixe-se ser apoiado, receba a opinião das pessoas com interesse (quase sempre tem algo de bom para extrair mesmo das ideias aparentemente mais triviais). Saiba agradecer, e não se sinta obrigado a adotar nenhuma proposta diferente da sua apenas para manter o apoio. Uma mania muito comum é ficarmos explicando e explicando quando alguém quer propor algo que é contrário ao nosso plano de negócio, mas devemos mais ouvir e pensar sobre o caso, do que estar pronto para rebater tudo aquilo que não desejamos fazer agora.

No mais, palavras gentis, água fresca nos dias quentes e café quente nos dias frios. E fica tudo bem! 🙂

Paula Galletti é empresária pela Zelo de Zebra (@zelo.zebra), jornalista, estudante de pedagogia e estudiosa de brincadeiras tradicionais e desplugadas. Mãe de duas lindezas Ana Elisa e Amália, casada com um lindo chamado Rodrigo. Mãe de doguinhas, envolvida com questões de bem estar animal e de proteção ambiental. Autora do e-book “Caça aos Ovos e Outras Brincadeiras”, disponível na plataforma Hotmart. Otimista incurável, acha que o mundo ainda tem jeito.

Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Você também pode gostar

Pesquisar

Larissa Gignon

Analista Comportamental. Diplomada em Comunicação Não Violenta, Constelação Familiar, Business pelo ILAC (Canadá), coaching pelo IBC e bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Uberlândia -MG.

Mãe do Lucas e da Lívia. Esposa do Leo. Filha do Enauro e da Maria Galdina. Irmã do Vinícius. Apaixonada em sua cachorrinha Lola e pela natureza.

Ferramentas gratuitas

Newsletter

Fale comigo!

Para tirar dúvidas, fazer convites, parcerias ou contar sua história, use o formulário ao lado.

Visite também as minhas redes sociais.

Formulário de contato

Desenvolvido por

Quase lá!

Para baixar seu e-book, preencha o formulário abaixo com o seu nome e seu melhor e-mail.

Quase lá!

Para baixar seu e-book, preencha o formulário abaixo com o seu nome e seu melhor e-mail.

Obrigado por se inscrever!

Obrigado!

A mensagem foi enviada com sucesso. Retornarei seu e-mail em breve, até logo!

Seu e-book está pronto, clique para baixar!

Seu e-book está pronto, clique para baixar!